segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O crescimento em massa da tecnologia.


O mundo muda do dia para o outro, mas parece que de uns tempos pra cá o mundo muda 5 vezes a cada dia.

O mundo está cada vez mais louco, cada dia vejo que um japonês cientista ou alguma empresa desenvolve um... Avião de papel a controle remoto, uma caneta holograma, pedreiro robô "faz uma casa com apenas 1 tanque de gasolina!" não, eles não fazem estas invenções ou coisas do tipo... Eu acho.
A tecnologia é uma das grandes "corridas" empresariais, um dia representa uma revolução para 
elas, perder um novo produto faz hoje uma empresa cair muito, mas o que as pessoas não sabem ou não pararam para pensar é com a grande mudança repentina destas tecnologias fazem com que os produtos deste meio sejam mais desvalorizados em pouco tempo fazendo com que esses produtos que saem sejam tratados como protótipos e com isso a empresa não investe neste produto e sim em outros encima deste, ou seja você paga um valor auto por um produto que em pouco tempo ira perder consideravelmente o seu valor e será substituído por uma versão melhorada e o seu produto não terá mais investimento pela empresa o deixando para traz e assim o tornando "ultrapassado".

E o que podemos fazer para isso não acontecer é exatamente nada, isso mesmo pois é assim que as coisas andam, o mundo necessita renovar cada vez mais e em maior escala, mas existe um lado bom nisso pois com o grande desenvolvimento da tecnologia estão passando a explorar mais o lado ecológico causando uma menor agressão ao Meio Ambiente como as empresas Cisco, Dell, EMC, HP, IBM e outras buscando diminuir os gases jogados na atmosfera imagine como seria se as empresas fossem como era na revolução industrial !?... Não daria para pensar acho que respirar seria a única coisa que tentaria pensar.

O único modo sensato para não se prejudicar é vendo o produto e pensar bastante para ver se você realmente precisa dele e não comprar por ser enorme e não ter teclas e ser 100% touchscreen esperar um pouco para que o produto "caia" ou que seja substituído que é o mais provável e comprar o que acha justo e não por ter sido lançado há 23 minutos atrás.

Um comentário:

  1. Bem, eu não vejo a tecnologia assim com "olhos tão ruins". Se não fosse o interesse por algo mais tecnológico atualmente não teríamos feito descobertas importantes. Não teríamos, por exemplo, descoberto a cura para diversas doenças, nem tratamentos alternativos. Não teríamos conhecido também o uso de outros meios de obter energia. Mas o post não foi exatamente sobre isso, eu sei.. Já sobre essa corrida alucinada de sempre fazer o melhor produto, ou ter o monopólio de uma ou outra serie deles podemos fazer algo sim. Não comprar daquela empresa. Já pensou que eficiente a empresa A lança um celular super moderno que faz mil e uma coisas e ninguém compra, por não ser útil para elas. Mas NINGUÉM (fui muito enfática? Acho que não são poucas as exceções mesmo) faz isso. A sociedade se baseia na marca, ostentamos isso, o nome da empresa e não a utilidade do produto. Já pelo "lado bom" que citou, não são todas que fazem isso infelizmente, mas as que fazem são muito bem vistas. Seria muito bom que tivesse um incentivo para cuidar do meio ambiente, nos precisamos dele. Mas a economia mundial se preocupa com o capital, e somente no maior lucro. É, não ha muito que fazer.

    ResponderExcluir